domingo, 23 de agosto de 2015

Gestão de Resíduos

Em 8 horas/aulas, sendo 4 teóricas e 4 de saída de estudos, a turma Fox dos Protetores Ambientais de Florianópolis foi capacitada para uma abordagem crítica e sistêmica sobre a Gestão de Resíduos. A docente titular da disciplina - professora Mônica Auga, trouxe para reflexão do grupo a problemática da geração de resíduos na sociedade de consumo da pós-modernidade, bem como estratégias para mudança de atitudes visando a sustentabilidade.

Contribuindo no aprendizado, os voluntários "Maia" e "Itamaragiba", conversaram com os protetores sobre uma iniciativa comunitária para minimizar a geração de resíduos e promover a agroecologia, construindo composteiras coletivas, dando destino adequado aos resíduos orgânicos e cultivando hortaliças no quintal.

Completando o aprendizado, a turma fez uma visita ao Centro de Triagem de Resíduos Sólidos - CETRES da COMCAP, onde conheceram o trabalho que os profissionais da COMCAP executam a fim de dar um destino adequado aos resíduos produzidos na cidade. O grupo foi recepcionado pelo educador ambiental Ricardo, que apresentou toda a área e ao final deu um show, valendo-se dos recursos disponíveis no "museu do lixo que virou luxo", onde os alunos fizeram uma viagem no tempo, através dos itens de consumo que foram utilizados no passado recente dos habitantes de Florianópolis.

Com a participação da mãe do protetor Pedroso e mãe da protetora Morgana, a saída de campo foi um sucesso. Ao final, todos voltaram para suas casas em segurança, sendo transportados pela empresa Canasvieiras Transportes - apoiadora do programa e integrante do Consórcio Fenix de Transporte Municipal.






























Fotos: Sgt Murilo
Texto: Cb Campos