segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sábado de Educação Ambiental e Cidadania

Encerrando a semana do meio ambiente, no dia 08 de junho de 2013 os protetores ambientais de Florianópolis promoveram uma solenidade em sua sede no Centro de Educação Ambiental - CEA, instalado no Parque Estadual do Rio Vermelho.






Presidida pelo Capitão PM Marledo Egídio Costa, a solenidade contou ainda com a presença da Capitã PM Ana Luiza Maccari - Gerente de Educação Ambiental da PMA, pais e parentes de protetores.





Totalmente coordenada e executada pelos protetores ambientais, a solenidade foi iniciada com a execução do Hino Nacional e hasteamento de bandeiras.





Em seguida foram realizados atos de educação ambiental ao ar livre, onde o Sargento PM Marcelo Verondino Duarte, que é biólogo e chefe do Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS, apresentou aula sobre flora e fauna.




Destaque do evento foi a destruição de centenas de gaiolas, que foram objetos de apreensão em crimes ambientais, e que foram pisoteadas pelos protetores ambientais, impedindo assim que outro animal ali fosse mantido em cativeiro irregular.





Também fizeram parte da solenidade o descerramento da placa histórica da turma Charlie (formados em 2012), a entrega de medalhas para as alunas destaques da turma Delta (cursandos de 2013), e a entrega do certificado de apoiador à FATMA.










No final os protetores cantaram a canção da PMA e ouviram as considerações finais do protetor Lucas da turma Delta, que falou em nome dos protetores; do Sr. Maycon Cassimiro de Oliveira, que falou em nome da FATMA e da Capitã PM Ana Luiza Maccari, que falou em nome da Polícia Militar Ambiental.




 Equipe de organização do evento: Cabo PM Cesar Murilo (logística), Soldado PM Mário Campos (monitor), protetora Vitória Bravo (mestre de cerimônia), protetores David, Juliana e Ketelley da turma Charlie (recepção), protetor Gelson da turma Charlie e Mayara da turma Delta (chefes de turma), protetor André da turma Bravo (protetor coordenador de grupamento) e protetor Divelson da turma Bravo (supervisão geral).

Texto: Sd. Campos.
Fotos: Cb. Murilo.