sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Sobrevivência com o BOPE

Mais do que proteger o ambiente natural, o curso de Protetor Ambiental capacita o jovem a proteger a si mesmo. Foi com essa premissa que nos dias 06 e 08 de outubro os protetores de Florianópolis tiveram aulas com instrutores do BOPE/PMSC.

Os instrutores (Sgt Paulo e Al Cb Jander), ensinaram como se comportar quando alguém fica perdido na mata; quais recursos e conhecimentos são indispensáveis para sobreviver; como o uso de cordas e nós podem contribuir para um resgate; e como se orientar quando estiver perdido.

Outra contribuição fundamental para os alunos, foram as breves noções de defesa pessoal para situações críticas. Com uma linguagem simples e técnica descomplicada, o instrutor ensinou como se comportar em público prevenindo incidentes e vitimização; como evitar e escapar de uma tentativa de estupro; como se proteger quando sofrer agarramentos ou tentativas de roubos. 

Por último, os instrutores destacaram a difícil caminhada profissional de um integrante de um grupo de operações especiais, bem como a importância do foco nos estudos e preparação física e mental para superar desafios. Os ensinamentos e conselhos dos policiais do BOPE, provocaram capacitação e reflexão para os protetores ambientais exercerem sua missão: PROTEGER!













Fotos: Sgt Murilo
Texto: Cb Campos