terça-feira, 20 de outubro de 2015

Trilha da Costa da Lagoa

No dia 17 de outubro de 2015, os Protetores Ambientais (turma Fox) realizaram sua última saída de campo. A atividade foi realizada na Costa da Lagoa - local com características peculiares, que facilita a abordagem ambiental sistêmica. 

Durante a trilha foram destacados os aspectos culturais/históricos da Comunidade da Costa da Lagoa, como por exemplo: a prática da pesca; o acesso por embarcações; o turismo gastronômico e paisagístico; a captação de água da comunidade; o sistema de tratamento de esgoto; os locais mais visitados por turistas.

Toda a atividade foi supervisionada pelos monitores (Sgt Cesar Murilo e Cb Campos). Além deles, acompanharam o grupo: O Policial Ambiental - Cb Adriano; a mãe do protetor Jora; os pais do protetor Pedroso; dois Bombeiros Militares do Grupo de Busca e Salvamento - GBS e dezoito protetores veteranos.

No que tange a segurança do grupo, foi relevante o trabalho realizado pelos protetores veteranos Divelson e Gelson, que garantiram a comunicação e segurança do grupo durante as atividades mais críticas, demonstrando que sabem colocar em prática aquilo que aprenderam em seus cursos de protetor ambiental. Além deles, os bombeiros militares também deram breves orientações sobre prevenção de acidentes aquáticos, e escoltaram o grupo na travessia da Lagoa da Conceição.

Encerrando a atividade, depois de almoçar um delicioso risoto de camarão, os protetores tiveram um breve momento de lazer, onde os mais destemidos se arriscaram em um banho nas águas da lagoa.
Todos retornaram em segurança aos seus lares, sem incidentes ou acidentes.





















































Fotos: Sgt Murilo
Texto: Sd Campos