segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Trilha na Costa da Lagoa

No dia 20 de outubro de 2012, como parte prática do conteúdo programático do curso, os protetores ambientais realizaram a trilha da Costa da Lagoa.

A atividade contou com a participação das turmas bravo e Charlie, 4 pais/mães, 2 professores, 3 policiais ambientais, e dois bombeiros militares socorristas.

Durante o percurso que iniciou no Canto dos Araças e terminou na Costa da Lagoa, os alunos puderam conhecer de perto a vegetação de mata atlântica com exuberantes garapuvus floridos (árvore símbolo de Florianópolis). Também foi realizado pelos condutores ambientais (Sargento Marcelo e Pércio), um resgate histórico e cultural das lendas da ilha e economia da região nos séculos XIX e XX.

Ao final da caminhada por cenários desconhecidos, os protetores tiveram o privilégio de ver todo o leste da ilha do alto do morro da Costa da Lagoa, e se banharam nas águas da Lagoa da Conceição. Sendo por fim conduzidos de barco e em segurança até seu destino final em sua Sede no Parque Estadual do Rio Vermelho.

Um dia inteiro de atividades que ficará marcado na memória daqueles que protegem o meio ambiente.











  • Visitando o engenho de farinha.





  • Construções do início do século.






  • Visitando a cachoeira da Costa da Lagoa.




  • Ao fundo à esquerda o Morro dos Macacos, à direita Parque Estadual do Rio Vermelho e a Lagoa da Conceição.



  • Atividades (banho na lagoa e cabo de guerra).





  • O retorno foi feito através de embarcações até a Polícia Ambiental.