segunda-feira, 23 de abril de 2012

Acampamento de Término de Curso - Turma Bravo

Nos dias 21 e 22 de abril de 2012, os Protetores Ambientais de Florianópolis participaram do acampamento de encerramento de curso. O acampamento foi realizado no Camping dos Escoteiros - Parque Estadual do Rio Vermelho.  No sábado, na abertura, os protetores montaram suas barracas, cantaram a canção da PMA e receberam as regras do evento. No período da tarde foi realizada uma gincana com jogos envolvendo temáticas ambientais, como prova da camuflagem, prova de cata ao lixo, etc.

No fím da tarde os protetores fizeram um break para o café, e na sequência partiram para as provas intelectuais da gincana. Com a chegada da noite, o sargento Marcelo e soldado Campos conduziram a turma ao CETAS, onde observaram o comportamento dos animais no período noturno.

Também a noite os protetores realizaram o "cabo noturno", onde puderam trabalhar a segurança pessoal, o senso de direção, a acuidade visual, auditiva e sensitiva. Quando terminaram o cabo noturno, os protetores foram recebidos com um delicioso churrasco, servido pelo pai do Divelson (Sr. Joel) e o pai da Eduarda (Sr. Flávio), com o auxílio da mãe da Vitória (Srª Rosangela), mãe do Kelvin (Srª Net do Bolinho) e a professora Kátia (voluntária esposa do sargento Marcelo). Tudo sob supervisão do chefe de logística Cabo Murilo.

Depois do churrasco a turma esteve na praia do Moçambique, onde foram trabalhados vários aspectos como posição das estrelas, a preservação da praia do Moçambique, etc. De volta ao acampamento, houve um show musical com o Protetor Paulo "Para Nossa Alegria".
A meia noite os protetores se recolheram em suas barracas (meninas em um canto - clube da luluzinha, e meninos no outro - clube do bolinha). Durante toda a madrugada os protetores ficaram responsáveis pela segurança dos companheiros, sempre sob supervisão dos monitores da PMA e das mães voluntárias.

No domingo pela manhã aconteceu a solenidade de encerramento do acampamento. Os protetores realizaram uma cerimônia cívica com o hasteamento das bandeiras e cantaram o hino nacional.
A entrega das medalhas foi um acontecimento muito emocionante, pois premiou aqueles que mais se destacaram no curso, com especial destaque para a protetora Lídia que ganhou quatro medalhas.

Ao final, o pai do Protetor Paulo (Sr. Ari) falou em nome dos pais, e a mãe do Leonardo falou em nome das mães. O Sargento Marcelo falou em nome da Polícia Ambiental. E os monitores cabo Murilo e soldado Campos foram tomados pela emoção de ter que se despedir de uma turma de adolescentes tão legais.

O protetor Paulo repetiu seu show "Para Nossa Alegria", e todos retornaram para casa felizes, com o sentimento de dever cumprido, e com a certeza de nossa missão - NOSSA MISSÃO É PROTEGER.

O acampamento (Camping dos Escoteiros do Rio Vermelho).







  • A turma (união e companheirismo).










  • A hora do lanche.




  • A gincana (caça ao lixo, cabo noturno, camuflagem, etc).









  •  A família dos protetores sempre presente. 


  • A entrega das medalhas de mérito intelectual.














  • O civismo.









  • Discursos dos monitores e pais dos protetores.



  • "Para Nossa Alegria", foi a música de encerramento do acampamento dos protetores.