sábado, 24 de setembro de 2016

Unidade de Conservação - UC

No processo de formação, os Protetores Ambientais conhecem o que são Unidades de Conservação - UC. O foco principal de estudo é o Parque Estadual do Rio Vermelho - PAERVE; uma UC de proteção integral, onde fica a sede do Protetor Ambiental de Florianópolis.

Como parte da vivência prática, no dia 15 de setembro os protetores realizaram um trabalho de pesquisa na restinga do parque, com a finalidade de identificar a Mimosa catharinensis (espécie vegetal) e o Liolaemus occipitalis (espécie animal), duas espécies que são endêmicas (só ocorrem nesta região). Com esta atividade os protetores conheceram melhor os alvos de sua proteção.





















(Texto: sargento Mario Campos - Fotos: C. Murilo Aguiar)

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Ictiofauna, Pesca e Aquicultura

Considerando o contexto em que vivem os Protetores Ambientais de Florianópolis (ambiente insular), é necessário que em sua grade curricular seja contemplada breve abordagem sobre a fauna ictiológica, a pesca e a aquicultura. O policial responsável pelo compartilhamento de informações nessa disciplina é o subtenente José Roberto Duarte, experiente profissional e grande conhecedor da área.

Assim, na tarde do dia 13 de setembro, em uma linguagem acessível e com ilustrações práticas, o subtenente Duarte explicou aos alunos o que é pesca profissional e amadora, o que é proibido e o que é permitido, dentre outros assuntos como piracema e defeso, que serão parte das informações necessárias para que os protetores possam agir como educadores ambientais após formados.





(Texto: sargento Mario Campos - Fotos: C. Murilo Aguiar)

domingo, 18 de setembro de 2016

Protetores Participam de Desfile Cívico no Norte da Ilha

Dentro da programação da Semana da Pátria, a ACIF, CONSEG e demais entidades do Norte da lha de Florianópolis, promoveram no dia 09 de setembro o Desfile Cívico do Norte da Ilha. O evento foi realizado no bairro de Canasvieiras e teve a participação de diversos órgãos civis e militares. 

Em uma agradável manhã de sexta-feira, grande número de pessoas compareceram na principal avenida do Balneário, para aplaudirem o desfile dos Protetores Ambientais, que sob comando do Sargento PM Mario Campos, desfilaram com marcialidade, se destacando dos demais grupos pela dedicação dos "verdinhos".

À frente estava a Protetora Veterana Magdalena - Comandante do Grupamento, ladeado pelo Protetor Veterano Barcelos - que conduzia um representante da flora, e pela Protetora Veterana Mélani - que conduzia um representante da fauna.

Empunhando a bandeira do Protetor Ambiental as Protetoras Flávia e Alana, lideravam um grupamento de 40 protetores, que desfilaram em perfeita harmonia e sincronismo. Na retaguarda desfilaram como socorrista o Protetor Pablo, e como chefe de comunicação a Protetora Júlia Fox. Mas o destaque do encerramento foi o mascote Lekinho - Protetor Mikeias que divertiu crianças e adultos, sensibilizando-os para a preservação do meio ambiente.

Garantindo a coordenação e apoio do evento participaram o Subtenente Marcelo, Sargento Marcia, Sargento Murilo e protetores veteranos estagiários.

A apresentação dos Protetores Ambientais, representando a Polícia Ambiental, provocou no público grande interesse pela ação socioambiental, e ao final todos queriam saber como os jovens de suas famílias podem fazer para se juntar ao grupo.

São os Protetores Ambientais de Florianópolis deixando sua marca.
"NOSSA MISSÃO É PROTEGER!"















(Texto: sargento Mario Campos - Fotos: P.A. Mariana Rodrigues)

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Protetores Ambientais Visitam a Comcap

Na última sexta-feira (19), os Protetores Ambientais realizaram visita ao Museu da Companhia de Melhoramento da Capital (Comcap). Os protetores foram recebidos pelo Educador Ambiental Ricardo da Conceição, que falou sobre os serviços realizados pela Comcap, a rota da lixo reciclável e o lixo que segue para o aterro sanitário.

Os protetores conheceram de perto o processo de separação do lixo, a composteira mantida pela Comcap e visitaram o museu, que é composto por resgate de material jogado no lixo e que mantém um espaço de memória sobre hábitos e consumos da sociedade. Foi uma aula que deixou bem claro que se deve consumir de maneira sustentável.









(Texto e fotos: sargento Márcia Constantino)

sábado, 3 de setembro de 2016

Protetores Visitam o Projeto Lontras

Na última quinta-feira (11), os protetores fizeram uma saída de campo e visitaram o Projeto Lontra, na Lagoa do Peri, no sul de Florianópolis.  O Projeto abriga lontras, e outras espécies da família dos mustelídeos (Mustelidae), órfãos resgatados.

Os protetores foram recepcionados pela Gerente de Políticas Públicas, Alesandra Bez Birolo, que relatou como funciona o projeto. Eles ainda aproveitaram a oportunidade e visitaram a trilha monitorada, o ambulatório e as piscinas que abrigam as lontras em tratamento.  Em um segundo momento, visitaram a beira da lagoa para entender como funciona o monitoramento das lontras.

Alessandra relatou que a cada ano que passa a população de lontra diminui,  salientou que as lontras neotropical é uma espécie ameaçada no Brasil e falou  sobre a importância do monitoramento e observação para preservação da espécie.  A Lagoa do Peri conta com uma população de aproximadamente doze lontras.







(Texto e fotos: sargento Márcia Constantino)